Páginas

segunda-feira, 19 de agosto de 2013

SUA EXCELÊNCIA, O SERVIDOR PENITENCIÁRIO.

Todos se prontificam a tecer comentário (negativo) sobre o sistema prisional. Mas não vemos as nossas autoridades preocupando-se com o progresso e o fortalecimento do sistema prisional.
Por exemplo: esta questão de baixo efetivo e desmonte da segurança no sistema; a falta de câmeras de filmagem; a necessidade de reciclagem continua; a superlotação etc. tudo isso o SINDAPEN já oficiou ao CONSEG para que tomassem providencias. O que fizeram? NADA!
Os servidores penitenciários, em sua maioria absoluta, são homens e mulheres de bem e estão longe de serem corruptos. 
Por natureza, o ambiente prisional trabalha para corromper as melhores mentes. Mas nosso pessoal tem optado pelo bom serviço e compromisso com a sociedade.
Quando fui procurado pelo repórter do TNH1, sobre esta matéria, um o disse que daria um único dado sobre o fato que definiria o quadro atual: temos uma média de 05 agentes para custodias 800 presos. Este número, por si só responde as indagações pertinentes.
Que algumas figuras fazem profissão de difamar os servidores do sistema prisional, isso já é claramente visível. Tanto o-é que, até nossas proezas, os resultados positivos do nosso trabalho são furtados na cara de pau. Exemplo disse é o dado que foi publicado nesta matéria sobre a justiça ter apreendido e destruído 2.500 celulares que foram retirados das mãos dos detentos...
Quem fez as apreensões? 
Quando as pessoas tentam adentrar nas unidades com suas partes intimas carregadas de drogas, quem é que faz as revistas e encaminha a central de policia?
Quem é que tem sustentado por mais de 04 anos o índice de menor índice de fugas do nordeste?
Quero dizer aqui que, estas acusações são infundadas, maliciosas e exageradas. Mas os servidores e agentes penitenciários não vão mais fazer aqui (em público) o papel de vitimas do sistema, coitados merecedores de compreensão. Essa foi a nossa historia até hoje.
O que devemos e vamos transmitir para a sociedade é o excelente quadro de pessoal que temos em nossas fileiras, onde em sua maioria possui no mínimo, nível superior de escolaridade, muitos possuem mais de uma formação superior e vários são doutores, mestres, pós-graduados ou doutorando.
Alagoas hoje tem no sistema prisional este quadro de pessoal, não porque estes trabalhadores não poderiam encontrar outro emprego e sim, por terem desenvolvido uma paixão viciante pela profissão, pelo desafio de encarar os pesadelos da maioria, e sem qualquer auxílio ou aplauso, garantir a segurança da sociedade. Isso nós fazemos!
Que o sistema precisa mudar, isso é o que nós dizemos há anos... Agora, em relação ao quadro pessoal do sistema prisional, Alagoas está de parabéns.
SINDAPEN
Jarbas de Souza



Segue link da matéria :

Nenhum comentário:

Postar um comentário